top of page

Hérnias Abdominais

  • Foto do escritor: Dra. Barbara C. Barros
    Dra. Barbara C. Barros
  • 11 de dez. de 2024
  • 1 min de leitura

Atualizado: 7 de jan.

As hérnias abdominais acontecem quando uma parte de tecido ou órgão se projeta através de uma fraqueza na parede abdominal.


As hérnias inguinais e umbilicais são as mais comuns e podem afetar pessoas de todas as idades.


Fatores como idade avançada, obesidade, histórico familiar e cirurgias abdominais anteriores aumentam o risco de desenvolver hérnias. Os sintomas geralmente incluem dor, inchaço ou uma protuberância visível na área afetada.


O tratamento cirúrgico é indicado para hérnias que causam desconforto ou apresentam risco de complicações, como estrangulamento ou obstrução intestinal. As técnicas minimamente invasivas, como cirurgia laparoscópica e robótica, têm se destacado por oferecer recuperação mais rápida, menos dor pós-operatória e menor tempo de internação.


  • Hérnia Umbilical: A correção envolve o fechamento da abertura na parede abdominal, com ou sem o uso de tela para reforço.

  • Hérnia Inguinal: O procedimento inclui o reposicionamento do tecido ou órgão e o reforço da área com suturas e tela.


Ambos os tratamentos são altamente eficazes, com baixos índices de recidiva e recuperação rápida, especialmente quando realizados por profissionais experientes. Com o manejo adequado, os pacientes podem retomar suas atividades normais com segurança e conforto.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page